Fórum Contacto

XTERRA

Tópicos activosTópicos activos  Mostrar lista de membros do fórumLista de membros  Procurar no fórumProcurar  AjudaAjuda
  RegistarRegistar  EntrarEntrar
 Fórum Tri-Oeste : Fórum Aberto
Assunto Tópico: IM Portugal Nova mensagemNovo tópico
Autor
Mensagem << Tópico anterior | Tópico seguinte >>
Kilas
Membros recentes
Membros recentes

Data de adesão: 22 Janeiro 2009
País: Portugal
Colocado: 22 Julho 2010 às 07:00 | IP Registado Citar Kilas

...será que não se justificava voltar a ter o Homem-de-Ferro Idanha-a-Nova...ou noutro local do País...era uma forma de promover o nosso País e atrair Turismo.

...não acham que o nosso País merecia ter uma prova anual desse calibre...

Bom...bom era o pessoal da Madeira dar continuidade ao excelente trabalho que tem feito e passar para IM Porto Santo!

Não acham que teriam sucesso?

Eu não tenho dúvidas que iriam brilhar.

BSilva3004
Membros recentes
Membros recentes

Data de adesão: 31 Julho 2009
Colocado: 22 Julho 2010 às 07:27 | IP Registado Citar BSilva3004

Kilas,

Participei duas vezes no Homem de Ferro. E posso dizer-te que uma prova com aquele nível não prestigia o nosso país nem promove o triatlo. Digo-te também que na sua última edição, no mesmo dia, estavam mais triatletas portugueses noutra prova de LD em Espanha...

Mais vale apostar e elevar o nível das boas provas que já existem no nosso calendário (Porto Santo, Lisboa e Aveiro). Um IM exige apoios, muito dinheiro, muita gente com espírito de equipa, entre muitas outras coisas.

Uma prova de Longa Distância (ainda mais um IM), não é coisa que se faça de ânimo leve. E foi isso que fez a Penha Aventura (empresa responsável pelo evento). Eu e muitos triatletas portugueses tiveram ali o primeiro contacto com mítica distância mas quando se vai lá fora é que nos apercebemos do quão pobre era tudo o envolvia aquela prova, que, acredito, não deixou saudades a ninguém. Até porque fui dos poucos a repeti-la. De ano para ano, a startlist encolhia.

Um abraço e bons treinos

Voltar acima Ver Perfil Procurar outras mensagens de BSilva3004 Enviar mensagem privada Adicionar à lista de amigos

Dudu
Membros muito participantes

Data de adesão: 09 Maio 2007
Colocado: 22 Julho 2010 às 10:08 | IP Registado Citar Dudu

Não concordo mto com os argumentos do Bruno, mas concordo com a conclusão final.

As mentalidades mudam-se. Durante mtos anos afirmou-se que não havia atletas portugueses para encher uma prova de LD, e q só o conseguiria uma organização tipo Lisboa, com mtos estrangeiros pelo meio. E não havia, de facto, mas Aveiro este ano veio provar o contrário, e a tendência será para continuar a crescer. Logo, não estamos no mesmo ponto de partida q em 2002 ou 2003 com Penha Garcia...

Só que um IM é mto diferente. Mtos dos q fazem half não fazem IM, e dos q sobram q o fazem de facto, mtos preferem ir fazer uma prova fora, com maior envolvência, competitividade, público, etc. Os q sobram disponíveis para fazerem a prova cá são poucos, e não estão interessados em fazer todos os anos. Daí q uma organização dessas se esgote em 2-3 edições, q foi o a aconteceu ao Homem de Ferro. Porém, apesar de não ter participado em nenhuma dessas edições, eu não resumo a prova e o trabalho da organização a um simples "era tudo mto mau", e "quando cheguei lá fora é que vi o que era uma prova a sério", como faz o Bruno. Penha Garcia era aquilo q era possível ser, naquela altura, com aqueles meios, perante a realidade q existia. E não se viu ninguém na época a fazer igual ou melhor. Aliás, não se viu ninguém a fazer o que quer q fosse... 

O problema de organizar este tipo de provas é apenas um: não há gente disponível para trabalhar e dar o coiro pelos outros. Ou é uma organização paga a peso de ouro, e as pessoas trabalham pq vão ser bem pagas por isso, ou se é para dar o cabedal só pela causa, ninguém quer. E podes correr o país de norte a sul, incluindo as ilhas, e não consegues entre 10 milhoes de pessoas encontrar uma equipa de pessoas para isso. A malta quer é treinar, fazer provas, competir, divertir-se, mas trabalhar para os outros é uma grande chatice.

Razão pela qual só vingam as provas pagas por 300 e 400€ à cabeça, pq dessas resulta verba para pagar a quem presta apoio à prova. Só que nas 1ª edições, nem podes pedir essas verbas (logo serão eventos deficitários), nem vais ter nº de atletas suficientes para lançar a prova em grande num curto espaço de tempo. Solução: aliança com as marcas q já têm clientes fidelizados (IronMan, Challenge, etc.) Não há mta volta a dar a estas evidências...

BSilva3004
Membros recentes
Membros recentes

Colocado: 22 Julho 2010 às 10:58 | IP Registado Citar BSilva3004

Muito bem Duarte! Tens autoridade no assunto logo a tua opinião tem muito valor. Fizeste ver o teu ponto de vista de uma maneira clara e objectiva. De facto, o que dizes faz sentido.

Mas se tivesses participado nalguma das edições do Homem de Ferro e assistido a alguns episódios e situações que eu assisti (antes, durante e depois da prova) terias uma opinião um pouco diferente.

Claro que é preciso dar valor pela coragem que foi necessária para avançar com aquele projecto mas ao fazê-lo deve-se ter o mínimo de respeito por quem anda lá mais de uma dezena de horas a dar ao cabedal. E isso não aconteceu.

Eu não faço mais provas de LD porque são muito dispendiosas. Tenho de fazer uma gestão do orçamento familiar. Como toda a gente. Por isso há que escolher as provas com cuidado de forma a que, quando lá chegamos, tudo corra bem e seja um dia para ficar na nossa memória para sempre. Por isso é que pouca gente regressava a Penha Garcia...

Um abraço

Voltar acima Ver Perfil Procurar outras mensagens de BSilva3004 Enviar mensagem privada Adicionar à lista de amigos

sedi
Moderadores
Moderadores

Data de adesão: 11 Fevereiro 2005
Colocado: 22 Julho 2010 às 14:44 | IP Registado Citar sedi

Bruno, o teu comentário faz-me lembrar os comentários do típico português mesquinho...não faço melhor, mas de língua sou o maior!

Nunca corri em Penha Garcia, ou melhor em nenhuma das edições do Homem de Ferro na versão mais longa, mas presenciei como espectador mais do que uma edição.

De facto a prova não pode ser comparada com as mega organizações que todos temos em mente. Nenhuma prova nasce dessa forma, vejam como nasceram essas mesmas provas...

Mas continuando...

Deitar abaixo uma organização dizendo que tudo era mau, quando ninguém se chegou à frente para fazer melhor, parece-me no mínimo desadequado.

Será que já nos esquecemos de como eram as outras provas nacionais? Não havia tapetes azuis nos PT, nem sequer chips...já para não falar de outros pormenores que hoje damos como adquiridos e que nem lhes atribuimos valor...

É verdade que a prova tinha pouco atletas, do ponto de vista desportivo era desinteressante, mas permitiu que se voltasse a falar de longa distância e era uma opção para quem não queria (ou podia) ir correr lá fora.
A meu ver foi um passo necessário para termos o que temos actualmente!

Sérgio Dias
Tri-Oeste - Clube de Triatlo do Oeste
Voltar acima Ver Perfil Procurar outras mensagens de sedi Visita sedi's Página pessoal Enviar mensagem privada Adicionar à lista de amigos

JRITA

Data de adesão: 18 Dezembro 2005
Colocado: 22 Julho 2010 às 19:32 | IP Registado Citar JRITA

Queria abster-me de comentar a problemática do IR , mas como estive presente no 2º de Penha Garcia não posso de discordar totalmente do que disse o Bruno.

Desde o 1º dia que "aterrei " nas Termas de Monfortinho , foi o  meu 1º. IR, não senti qualquer desorganização, os atletas tiveram a s/Past Party, bastante recheada, os  abastecimentos foram bastantes bons, lembro-me perfeitamente do Duarte  a massajar-me com o gelo que estava dentro dos bidons, era verão e a temperatura às 20h.. era de + de 30º e ainda havia agua bstante fresca.. os voluntários excediam-se em não faltar nada aos triatletas.

Após a prova estavam 3 massagistas, que não ficavam a dever nada ao que eu vi no Monaco, passado 3 anos.

Agora, quanto a organizar um ironman em Portugal , na minha opinião para ter sucesso teria que ser num local onde o factor turistico fosse preponderante, pois com com interior do Pais cada vez mais desertificado e onde as populações envelhecidas pouco tem a ver com o desporto, atenção não futebol, assim talvez aparece-se patrocionadores para por de pé tal evento.

Não deitem abaixo Penha Garcia pois a LD muito deve aqueles pioneiros que conseguiram  por de pé tamanho desafio que nada ficaram a dever a outra organização internacional... que tive de circular no meio de autocarros em descidas perigosas... 

Voltar acima Ver Perfil Procurar outras mensagens de JRITA Enviar mensagem privada Adicionar à lista de amigos

TriPP

Data de adesão: 14 Fevereiro 2005
Colocado: 23 Julho 2010 às 03:21 | IP Registado Citar TriPP

Fiz o HF de Indanha-a-Nova em 2004 e não me faltou nada de essencial, nem fui mal tratado, antes pelo contrário. A prova foi realizada no interior do país, numa região com bastante beleza natural, em percursos que não ficam atrás de outros de ironmans conhecidos, com poucos particpantes, quase nenhum público, mas com uma organização empenhada em cumprir o seu papel. Perante, este contexto, afirmei: quem conclui esta prova, conclui qualquer uma. Psicológicamente, também foi um desafio muito exigente, ao fazer um prova com tão poucos seres humanos próximos de nós. Mas a prova exisitia, e ainda bem. A prova estava condizente com a realidade do nosso país.

Quanto a um IRONMAN(R) em Portugal, haja quem avance com o dinheiro, porque locais e pessoas para o fazer, por cá é o que não falta. E sobre a participação de atletas portugueses, penso que não seria descabido afirmar que teríamos entre 50 a 75 triatletas nacionais, isto com base, por exemplo, no total de participações em provas de longa distância, no estrangeiro, ao longo deste ano. Venha ele! Só se não for de todo possível, é que não irei participar.

Pedro Pinheiro
http://www.pedropinheiro.net
Voltar acima Ver Perfil Procurar outras mensagens de TriPP Visita TriPP's Página pessoal Enviar mensagem privada Adicionar à lista de amigos

BSilva3004
Membros recentes
Membros recentes

Colocado: 23 Julho 2010 às 04:18 | IP Registado Citar BSilva3004

Acho-vos graça sinceramente.

Ó Sérgio, apenas dei a minha opinião acerca do evento e da organização em si. Se não concordas tudo bem, agora, só porque não organizei nenhuma prova de LD, não faz de mim mesquinho. Faço a minha parte, participando. Porque sem participantes as provas não sobrevivem, como foi o caso do HF.

Para finalizar e para que fique bem claro:

- Nem tudo foi mau em Penha Garcia (senão não tinha voltado). Houve aspectos bem positivos.

- Dou muito valor a quem teve a coragem de por de pé um evento tão complexo, simplesmente houve situações que eu considero graves e que poderiam ter sido evitadas havendo algum empenho da organização.

- O HF de Penha Garcia/Idanha a Nova, na minha opinião, não fez o seu papel na divulgação da LD. Simplesmente porque não era atractivo. Quem lá ia, não voltava, não tinha vontade de viver aquela experiência novamente. Realmente o Pedro tem razão, quem fez o HF faz tudo.

- O pessoal preferia gastar uns trocos a mais e ir até outras paragens. Porque seria?? O HF de 2005 teve 27 macacos à partida!! E desses, muitos eram estrangeiros. Quantos portugueses estavam este fim-de-semana em Roth?? Pois. Muitos dos que participaram nas edições do HF nem praticavam triatlo regularmente. Iam lá pela aventura. Outros já deixaram a modalidade. Quantos dos que actualmente fazem LD participaram no HF??

Por isso é que, na minha opinião que vale o que vale, o HF pouco ou nada fez pela LD em Portugal. Se a prova caiu, foi porque nós deixamos. Sim, porque não há Câmara Municipal deste país que suporte um prova de 16 horas com uma participação de 27 triatletas quando a organização tinha prometido, aquando da assinatura do protocolo, 500 ao fim de três anos.

Por isso, amigo João, se tu e mais alguns dos que fizeram o HF tivessem voltado a Penha Garcia, já que ficaram satisfeitos com a prova e a organização, talvez hoje ainda teríamos em Portugal uma prova na distância "Ironman".

Um abraço a todos

Das Neves

Data de adesão: 01 Agosto 2007
Colocado: 23 Julho 2010 às 04:25 | IP Registado Citar Das Neves

BLA BLA BLA

Sissi

Data de adesão: 23 Maio 2005
Colocado: 23 Julho 2010 às 14:56 | IP Registado Citar Sissi

Fiz Penha Garcia em 2003. (E a minha sis em 2004 e 2005) De facto tinha pouco público, e eramos uns 70 atletas à partida. Ainda assim acho que tudo funcionou bem. Abastecimentos, chegada à meta, massagens. Só a partida foi um pouco fraudulenta. Ainda hoje me riu com isso: salvo erro, era o Nelson Laranjeira a dar a partida. De braço esticado, e baixando-o num gesto decidido disse: " A PARTIDA VAI SER DADA ASSIM!!". Com isto, grande parte dos atletas da frente mergulharam e seguiram com a natação. Eu e o pessoal cá de trás ficámos a olhar para o Nelson, à espera da partida verdadeira, visto que aquilo seria só um ensaio. Mas afinal não. Ele disse: "A PARTIDA ESTÁ DADA!!".

Enfim, digam o que disserem, boas recordações.

Se faria uma outra prova com tão poucos atletas e público a apoiar? Provavelmente não. No entanto, basta uma pessoa para nos motivar a chegar ao fim. (Quem? Quem?)

Posto isto, eu ainda cá ando

Voltar acima Ver Perfil Procurar outras mensagens de Sissi Enviar mensagem privada Adicionar à lista de amigos

Se deseja colocar uma resposta neste fórum tem de primeiro entrar
Se ainda não está registado tem de primeiro registar-se

Nova mensagemNovo tópico
Versão para impressão Versão para impressão

Ir para o fórum